Quarta-feira, 23 Agosto de 2017 | 23:49
Buscar
<< VOLTAR
25/07/2017 Imprimir
Romaria do Muquém tem apoio da Prefeitura de Niquelândia
Celebração religiosa mais antiga de Goiás, Romaria do Muquém é realizada há mais de 200 anos. Esse ano a festa religiosa deve reunir cerca de 400 mil fiéis

Desde o início de julho a equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura de Niquelândia segue no distrito de Muquém. A missão da equipe é auxiliar nos preparativos para 269ª romaria em devoção a Nossa Senhora D’Abadia do Muquém. O trabalho inicial, segundo o gestor da pasta, Wendel Vitor, foi a recuperação das vias sem asfalto. A sede do Executivo Municipal no distrito também passou por reformas, além do posto policial. O Aterro Sanitário, onde o lixo é despejado no período da festa, passou por adequações. Também foi feita a coleta de resíduos e galhos na área destinada ao acampamento dos romeiros e em outras áreas públicas do distrito.

“Realizamos em conjunto com outras secretarias, uma grande operação para receber os fiéis. As ruas sem pavimentação foram encascalhadas e patroladas. Deixamos as vias lisas, sem buracos, para garantir tráfego seguro aos visitantes. O trabalho inicial foi neste sentido. Iniciamos antes para entregar todas demandas necessárias”, declarou o secretário municipal de Urbanismo, Wendel Vitor.

Nos próximos dias, ainda conforme o gestor, a equipe realizará a manutenção da iluminação pública e a limpeza das ruas. Durante a romaria, que acontece entre cinco e 16 de agosto, a equipe garantirá ao evento, todo o suporte de infraestrutura necessário. “Serão 30 servidores limpando, varrendo, retirando lixo e tudo mais o que for necessário. Assim que acabar a romaria, seguiremos ainda por lá para finalizar a limpeza”, explicou. O secretário lembrou ainda que o trabalho não é realizado só no povoado, mas dentro do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém também.

O prefeito Valdeto Ferreira disse que toda a estrutura da Prefeitura de Niquelândia estará envolvida na organização da Romaria. “Vamos prestar todo o apoio necessário ao padre Aldemir Franzin e aos turistas que vierem para a festa. Nossa expectativa é ter uma romaria cheia de muita fé, devoção e com uma boa infraestrutura”, declarou.

A expectativa da Igreja Católica é de que cerca de 400 mil fiéis, de diversas localidades do Brasil, especialmente da região centro-oeste, visitem o Santuário de Muquém durante os 15 dias de romaria.

A Romaria do Muquém, celebração religiosa mais antiga de Goiás é realizada há mais de 200 anos, desde 1748. A festa religiosa é considerada uma das maiores do mundo. Os romeiros fazem o percurso de 45 quilômetros carregando a imagem de Nossa Senhora da Abadia saindo da cidade de Niquelândia até o santuário. Ao longo da GO-237 que liga a sede da cidade ao distrito de Muquém, trecho chamado de “Rodovia da Fé”, os fiéis fazem diversas paradas. São momentos dedicados a orações, alimentação e descanso.  

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE NIQUELÂNDIA E OVERMUNDO (COM ADAPTAÇÕES DO CORREIO POPULAR) 
Rua 200, Setor Sul
Uruaçu - GO
CEP: 76400-000
 
Telefones:     (62) 98642-5659  
                 (62) 98575-5690
                 (62) 3357-5484
             
WhatsApp: (62) 98642-5659
 
E-mails: jornalcorreiopopular@hotmail.com / contato@jornalcorreiopopular.com.br
          
CONECTE-SE AO CORREIO POPULAR