Sexta-feira, 24 Novembro de 2017 | 10:37
Buscar
<< VOLTAR
04/05/2017 Imprimir
Agehab capacita moradores de Alto Paraíso para trabalho com energia solar fotovoltaica
Fotos: Sérgio Willian

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), realiza nos dias 6, 7 e 8 de maio capacitação técnica para instalação e manutenção do sistema de energia solar fotovoltaica em moradias construídas pela Agência em Alto Paraíso. O curso terá como público-alvo os futuros moradores do conjunto habitacional no Setor Novo Horizonte, que será entregue com duas placas de energia fotovoltaica por unidade habitacional, ligada à rede da Celg, o que possibilitará até 60% de economia de energia. O curso será ministrado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do próprio bairro. A Ação será acompanhada pelo diretor técnico Marcel Bruno Silveira e Souza, representando o presidente da Agehab, Luiz Stival.

Alto Paraíso será um dos municípios pioneiros na instalação de energia solar fotovoltaica em unidades unifamiliares, tanto em Goiás quanto no Brasil. O investimento do Governo de Goiás para instalação das placas em Alto Paraíso é no valor de R$ 120 mil. São R$ 3 mil por unidade, em Cheque Mais Moradia. O empreendimento sustentável vai impulsionar ainda mais o Programa Goiás Solar, lançado pelo governador Marconi Perillo como forma de enfrentar a crise energética.

De acordo com o presidente da Agehab, Luiz Stival, a capacitação proporcionará a inserção do beneficiário no mercado de trabalho e possibilitará a manutenção do sistema no futuro. “De acordo com orientação do governador Marconi Perillo, estamos buscando novas tecnologias para melhorar os processos construtivos e proporcionar melhor qualidade de vida às famílias atendidas pelos programas habitacionais do Governo de Goiás. É o que estamos fazendo aqui em Alto Paraíso, aplicando um programa de eficiência energética que gere economia e oportunidade de emprego e renda para as famílias”, frisa Luiz Stival.

Praças sustentáveis

Outra ação do Governo de Goiás no município, que pleiteia o título de Cidade Modelo Sustentável do País, é a construção de duas praças com conceito sustentável pela Agehab com Cheque Mais Moradia modalidade Comunitário, em parceria com a prefeitura. Essas ações em Alto Paraíso fazem parte do Programa Território do Bem Viver – 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), coordenado pela Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima), e lançado no ano passado pelo governador Marconi Perillo.

De acordo com Luiz Stival, a implantação de energia fotovoltaica em moradias de interesse social despertou o interesse das empresas para o mercado das moradias populares. “Ao assumir esse desafio, Goiás estabelece um parâmetro para a popularização dessa tecnologia. O avanço da execução da política habitacional no Estado representa oportunidade para que mais parceiros, públicos e privados, se engajem na missão de construir moradias de interesse social sustentáveis em todos os aspectos”, ressalta. 

 
Rua 200, Setor Sul
Uruaçu - GO
CEP: 76400-000
 
Telefones:     (62) 98642-5659  
                 (62) 98575-5690
                 (62) 3357-5484
             
WhatsApp: (62) 98642-5659
 
E-mails: jornalcorreiopopular@hotmail.com / contato@jornalcorreiopopular.com.br
          
CONECTE-SE AO CORREIO POPULAR